<a href="/ledif/publicacoes/discurso-e-producao-de-subjetividade-em-michel-foucault">Artigo: &quot;Discurso e produção de subjetividade em Michel Foucault&quot;</a> Assista ao documentário &quot;Foucault por ele mesmo&quot; <a href="/ledif/publicacoes/sumula-da-reuniao-realizada-no-dia-25032010">Confira a súmula da primeira reunião do LEDIF</a> Confira o Portail Michel Foucault, onde encontrará muito conteúdo sobre o autor

Perfil profissional

                                                                                                                                                                                                               

CleuCleudemar Alves Fernandes é Professor Titular da Universidade Federal de Uberlândia; atua na graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos; é líder do Laboratório de Estudos Discursivos Foucaultianos, nessa universidade, com cadastro no diretório de grupos de pesquisa do CNPq (LEDIF/UFU/CNPq). Possui Mestrado (1997) e Doutorado (2001) em Linguística, subárea Análise do Discurso, pela Universidade de São Paulo, ambos como bolsista pela CAPES; e Pós-Doutorado (2011) junto à UNESP-CAr, como bolsista  Pesquisador Sênior pelo CNPq, sobre o tema Discurso e Sujeito em Michel Foucault. É autor e organizador de vários livros em Análise do Discurso e autor de vários artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso, e atua principalmente nos seguintes temas: análise do discurso; Michel Foucault; discurso literário; discurso político; inter-relação linguística e história; sujeito, identidade e subjetividade; teoria e análise linguística.        

                                              

 PROJETO DE PESQUISA

 

Constituição do sujeito discursivo: entrelaçamento entre língua, história e sociedade

Este projeto visa a aprofundar os estudos sobre o sujeito discursivo e promover deslocamentos e avanços teórico-metodológicos nas investigações do tema em questão tendo como suporte o pensamento de Michel Foucault. Os estudos em Análise do Discurso em uma perspectiva foucaultiana abrangem, além da fase arqueológica, a genealógica e a ética e estética da existência. Especificamente para este projeto, considera-se o sujeito como um objeto e um conceito, que será estudo por meio de recortes teóricos e/ou conceituais, com a finalidade de estabelecer confrontos teóricos e/ou proceder a estudos de corpora, para explicitar aspectos históricos e linguísticos próprios à constituição dos sujeitos em diferentes posicionamentos sociais. Os estudos discursivos foucaultianos já realizados, em geral, sinalizam a eficácia dos postulados de Michel Foucault para a Análise do Discurso e apontam uma abertura que se coloca para os avanços na compreensão e explicitação dos processos constitutivos dos sujeitos discursivos. 

Creative Commons 3.0
- Direitos reservados a LEDIF 2011
Laboratório de Estudos Discursivos Foucaultianos - CNPq