<a href="/ledif/publicacoes/discurso-e-producao-de-subjetividade-em-michel-foucault">Artigo: &quot;Discurso e produção de subjetividade em Michel Foucault&quot;</a> Assista ao documentário &quot;Foucault por ele mesmo&quot; <a href="/ledif/publicacoes/sumula-da-reuniao-realizada-no-dia-25032010">Confira a súmula da primeira reunião do LEDIF</a> Confira o Portail Michel Foucault, onde encontrará muito conteúdo sobre o autor

Perfil profissional

D S T Q Q S S
 
 
 
 
 
 
1
 
2
 
3
 
4
 
5
 
6
 
7
 
8
 
9
 
10
 
11
 
12
 
13
 
14
 
15
 
16
 
17
 
18
 
19
 
20
 
21
 
22
 
23
 
24
 
25
 
26
 
27
 
28
 
29
 
30
 
31
 
 
 
 
 
 
Add to calendar

                                                                                                                                                                                                               

CleuCleudemar Alves Fernandes é Professor Associado da Universidade Federal de Uberlândia; atua na graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos; é líder do Laboratório de Estudos Discursivos Foucaultianos, nessa universidade, com cadastro no diretório de grupos de pesquisa do CNPq (LEDIF/UFU/CNPq). Possui Mestrado (1997) e Doutorado (2001) em Linguística, subárea Análise do Discurso, pela Universidade de São Paulo, ambos como bolsista pela CAPES; e Pós-Doutorado (2011) junto à UNESP-CAr, como bolsista  Pesquisador Sênior pelo CNPq, sobre o tema Discurso e Sujeito em Michel Foucault. É autor e organizador de vários livros em Análise do Discurso e autor de vários artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso, e atua principalmente nos seguintes temas: análise do discurso; Michel Foucault; discurso literário; discurso político; inter-relação linguística e história; sujeito, identidade e subjetividade; teoria e análise linguística.        

                                              

 PROJETO DE PESQUISA

Michel Foucault na Análise do Discurso: aportes teóricos e metodológicos

Atualmente, na França e também no Brasil, muitos estudiosos-pesquisadores mantêm atual a tendência de estudos em Análise do Discurso em uma perspectiva foucaultiana, que abrange, além das fases arqueológica e genealógica, a última fase dos estudos de Foucault, a ética e estética da existência. Os estudos discursivos foucaultianos até então realizados, apesar de contemplarem de forma significativa e abrangente a obra desse pensador, não esgotam a riqueza e a proficuidade dessa obra para os avanços nos estudos do discurso. Esses estudos atestam a eficácia dos postulados de Michel Foucault para a Análise do Discurso e colocam-nos, também, diante da necessidade de uma constante revisão dessa obra no sentido de avançarmos e aprofundarmos teórica e metodologicamente no campo da Análise do Discurso. Esses avanços se enriquecem ainda mais com a tomada de diferentes corpora para análise, o que possibilita um batimento do objeto com a teoria. Diante disso, a proposição deste projeto de pesquisa se dá no sentido de avançar nos estudos da obra de Michel Foucault para, do lugar da Análise do Discurso, aprofundar, a partir desse autor, na teoria e metodologia dos estudos do discurso. Acrescenta-se a isso o acolhimento de projetos em nível de mestrado e de doutorado, que, sob nossa orientação, visem a problematizar aspectos dos estudos discursivos nessa perspectiva e proceder ao estudo de corpora de diferente natureza, com ênfase para objetos literários. Com isto, este projeto visa a contribuir para o avanço dos estudos em Análise do Discurso a partir da releitura e revisão da obra de Michel Foucault, e, mais especificamente, vislumbra alcançar os seguintes objetivos: a) proceder a uma revisão da obra de Michel Foucault e aprofundar, em suas três fases, em conceitos que corroborem os estudos do discurso; b) evidenciar a produtividade do pensamento foucaultiano para os trabalhos em análise de discursos; c) promover produções bibliográficas (livros, artigos, capítulos de livro, teses e dissertações sob nossa orientação) que focalizem procedimentos teóricos e metodológicos para o estudo do discurso a partir de Michel Foucault; d) analisar produções literárias à luz dos postulados da Análise do Discurso foucaultiana. O alcance desses objetivos tem sido atesdo pela nossa produção bibliográfica e acadêmica em geral.

Creative Commons 3.0
- Direitos reservados a LEDIF 2011
Laboratório de Estudos Discursivos Foucaultianos - CNPq