<a href="/ledif/publicacoes/discurso-e-producao-de-subjetividade-em-michel-foucault">Artigo: &quot;Discurso e produção de subjetividade em Michel Foucault&quot;</a> Assista ao documentário &quot;Foucault por ele mesmo&quot; <a href="/ledif/publicacoes/sumula-da-reuniao-realizada-no-dia-25032010">Confira a súmula da primeira reunião do LEDIF</a> Confira o Portail Michel Foucault, onde encontrará muito conteúdo sobre o autor

Notícias em destaque

Divulgação - Projeto de Extensão "Ledif Convida"

O Laboratório de Estudos Discursivos Foucaultianos (LEDIF) realiza, no segundo semestre de 2020, o Projeto de Extensão “Ledif Convida”.

Ledif organiza o III Colóquio Cartografias do Contemporâneo

Laboratório de Estudos Discursivos Foucaultianos - LEDIF organiza III Colóquio Cartografias do Contemporâneo, que ocorrerá na Universidade Federal de Uberlândia nos dias 5, 6 e 7 de dezembro de 2018.Trata-se de um evento gratuito cuja organização é interinstitucional e se pauta no diálogo entre grupos de pesquisa que trabalham na perspectiva foucaultiana dos estudos discursivos.

Ledif discute textos sobre o método arqueológico e sobre poder

No segundo semestre de 2018, o Ledif se reune para refletir diversos textos de  Michel Foucault a respeito do método arqueológico, bem como sobre a genealogia do poder.

23/08: "Resposta a uma questão"

06/09: "Sobre a arqueologia das ciências: Resposta ao Círculo de Epistemologia"

20/09: Fechamento das discussões

18/10: "O sujeito e o poder "

25/10: "Nietzsche, Freud e Marx"

Ledif discute textos sobre o método arqueológico e sobre poder

23/08: "Resposta a uma questão"

06/09: "Sobre a arqueologia das ciências: Resposta ao Círculo de Epistemologia"

20/09: Fechamento das discussões

18/10: "O sujeito e o poder "

25/10: "Nietzsche, Freud e Marx"

Ledif discute a obra "Subjetividade e verdade", no I Semestre de 2018

O LEDIF se reúne no segundo semestre de 2017 para discutir, apresentar pontuações e considerações a respeito da obra "A coragem da verdade", que se refere às aulas ministradas por Michel Foucault no Collèfe de France de fevereiro a março de 1984.

Referência:

FOUCAULT, Michel. Subjetividade e Verdade. São Paulo: Martins Fontes, 2016

Integrante do Ledif lança livro sobre o sujeito e a verdade em José Saramago

A profa. Dra. Karina Luiza de Freitas Assunção, integrante do Ledif, lança o livro "O sujeito, a subjetividade e a verdade em José Saramago", fruto de sua pesquisa de doutorado na Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Texto de Apresentação

Lançamento do livro "A Violência na Contemporaneidade: do simbólico ao letal"

O líder do Ledif, prof. Dr. Cleudemar Alves Fernandes, lança pela editora Intermeios o livro "A Violência na Contemporaneidade: do simbólico ao letal", que reúne a reflexão de pesquisadores de diversas áreas do conhecimento sobre a violência na sociedade atual.

Ledif discute a obra "A coragem da verdade" no II Semestre de 2017

Referência:

FOUCAULT, M. A Coragem da Verdade: O Governo de Si e dos Outros II. Martins Fontes, São Paulo, 2014.

Creative Commons 3.0
- Direitos reservados a LEDIF 2011